Quem sou eu

Minha foto
Pitanga, Pr, Brazil
Educação Formal Universitária: 2 Cursos (em áreas distintas); 2 Especializações; 1 Mestrado.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Informática: coisas do dia a dia dos computadores

                    É muito difícil ter um conhecimento amplo de todas as possibilidades e dúvidas que o uso diário de um computador nos traz. Se for alguém que tenha como profissão a informática e a computação, terá maior conhecimento, é claro, mas, mesmo assim, provavelmente terá mais conhecimento em um ou outro campo - impossível um domínio, pois os aplicativos (softwares) procuram  atender o vasto campo do conhecimento humano. 
                    Para nós, os leigos e comuns mortais no assunto, o que leva a um conhecimento maior é, certamente, o tempo de prática e experiência. Nas postagens aqui no blog, sempre estarei procurando trazer algumas dicas simples e práticas que poderão ser úteis a alguém, ou, melhor ainda, atender a pedido de leitores, se for o caso, sobre qualquer coisa- o mais provável é que, pela experiência e os anos de janela eu possa ajudar, ou ao menos procurar a informação correta para apresentar (sempre comento que, na Internet, se você tiver o domínio do Inglês (pelo menos) e souber fazer a busca certa, acha-se tudo o que se pretenda.
                   Ontem mesmo, um filho (advogado e mora em outra cidade)telefonou pedindo informação para imprimir alguns documentos que havia escaneado, e queria "diminuir" o tamanho na impressão. Acontece que o tamanho real dos documentos acaba não tendo a ver com o tamanho que sairá na impressão: se for diminuindo (por conversão) esse tamanho, diminuirá a qualidade da imagem (ou texto). O que vai fazer a configuração para a impressão é o software usado. Era justamente esse o caso. O aplicativo (software) no computador dele que, por "default"(padrão) estava associado àquele tipo de imagem, não dava a oportunidade de escolha do tamanho de saída da imagem impressa. Qual foi a solução? Simples. Solicitei a ele que, com o botão direito do mouse no arquivo em questão, fizesse a abertura do arquivo da imagem pela "Galeria de fotos do Windows", que é a plataforma da máquina dele, e, então, em "Imprimir" observasse que, ao lado direito da tela, aparecem várias opções de tamanho da impressão real.
                   Outro amigo procurou saber sobre conversão de vídeos ou filmes. Para quem "baixa"(faz o download) filmes na internet, nem sempre o formato de arquivo é o que poderá ser usado. Por que? porque quanto menor o tamanho do arquivo, melhor para o "download"- sai mais rápido. Hoje são muito usados os arquivos "rmvb ou mkv", por exemplo. Mesmo diminuindo muito o tamanho, esses formatos conservam bem a qualidade.
                   Acontece que, para passar na televisão, normalmente se vai usar um aparelho de DVD e, então, aquele filme terá que ser codificado para uma mídia de Dvd, ou, nas televisões mais novas, geralmente aquelas que já trazem porta USB, passa direto de pendrive, e aí, aceita-se vários formatos, sendo o mais importante e comum em "avi" (codificador Divx avi ou Xvid avi).
                    Para essas funções, trago hoje, do Blog do Birungueta, os dois aplicativos (softwares) que, a meu ver, melhor atendem aos requisitos de velocidade de conversão e qualidade, para ambos os casos citados acima.
                        

                       PORTABLE WINAVI VIDEO CONVERTER V. 11.0.0.3995 BY BIRUNGUETA

                                                                     
       Tamanho do arquivo compactado: 20,3Mb
       Escolha múltipla de servidores=     http://www.multiupload.com/XJZ2BSL0TK
    
                      ou então, em Versão mais antiga (a que eu uso):

                          PORTABLE WINAVI VIDEO CONVERTER V.10.1 BY BIRUNGUETA
                                                                         
   Tamanho do arquivo compactado : 11,2M                                                                                                  Escolha múltipla de servidores=   http://www.multiupload.com/O1JKKP9TE3

                        O outro aplicativo mencionado (o endereço não é do Blog do Birungueta e sim de
http://www.phazeddl.com/ é o

                     AONE ULTRA VIDEO CONVERTER 5.1.0110 (PORTABLE)

                   Tamanho do arquivo compactado: 11,8Mb
                    Servidor=                                                                                                                       http://hotfile.com/dl/95775016/3411d7a/Aone_Ultra_Video_Converter_v5.1.0110_Portable.rar.html
        Obs: para quem não tiver muita familiaridade no uso desses programas e não entendê-los diretamente (estão em Inglês), seria bom buscar (pode ser no Google) um "Tutorial" para os mesmos. 
                           CULTURA: para os aficcionados, vale a pena assistir "O Discurso do Rei" (The King's Speech- 2010), um dos principais indicados (em várias categorias) ao Oscar que será realizado e transmitido amanhã pela televisão brasileira. É baseado em uma História real, a terrível gagueira de que o pai , que ficou conhecido como Rei George VI, da atual rainha da Inglaterra padecia. Acho que a atuação de Colin Firth, que protagoniza como George VI, é espetacular - deve levar, de barbada, o Oscar de melhor ator. Também não ficaria surpreso se Geoffrey Rush (que faz o papel do médico- fonoaudiólogo do Rei) ganhasse como melhor coadjuvante. Filme que, apesar de um roteiro e estória simples, emociona e merece estatuetas.
                          Em Posts anteriores já deixei indicado endereço desse filme (e outros) na net.