Quem sou eu

Minha foto
Pitanga, Pr, Brazil
Educação Formal Universitária: 2 Cursos (em áreas distintas); 2 Especializações; 1 Mestrado.

domingo, 6 de março de 2011

Computadores: Simplicidade e eficiência de softwares.

                    O objetivo deste blog é poder passar, a quem interesse, experiências e conhecimento em vários assuntos, livrando, quem sabe, os seguidores, de vasta procura e tentativas de uso e busca em coisas do dia a dia. Como a linguagem da Internet é, basicamente, em Inglês, estou deixando de grafar diferente ou usar aspas para termos dessa língua, pois que, como tudo no mundo hoje, a informação está sendo universal- usa um pouco todas as línguas....
                    Os softwares, por exemplo, poderiam ser denominados aqui de " programas, aplicativos", etc... e seriam entendidos pela grande maioria. Mas, esses termos da língua portuguesa, têm mais significados - já, "softwares", parece-me bem específico ao que pretendo: trazer programas que comandem as máquinas, os computadores (hardware), em seu uso diário.
                    Existem softwares básicos e livres, ou por serem de código aberto, ou por decisão de seus proprietários que possuem uma simplicidade total e, ao mesmo tempo, de fácil uso e eficiência. Hoje mostro 03 deles, com uso distinto um do outro, mas que todo mundo que é aficcionado da computação, um dia ou outro vai precisar.
                  Todos estes são "freeware", podem ser achados e baixados no site http://www.superdownloads.com.br/, tendo aí mesmo tutoriais para seu uso.
               
 1- DVD SHRINK 3.2.
                 Este é básico (e excelente) se você deseja "ripar" (copiar) um filme de um DVD. A maior parte de DVDs são comerciais e trazem chaves de segurança: o software "quebra" esta proteção, copiando-o assim mesmo. Ele possui vários opções que você deverá averiguar em um tutorial do Shrink. Impressiona pela facilidade, rapidez e qualidade da cópia, mesmo aquelas que sejam mais compactadas, por exemplo de um DVD9 para um DVD5.




                                                       


   2- CDex 1.51 - Este soft é agora chamado de CDex - CD Ripper & Converter, nome apropriado, pois é o que ele se propõe a fazer, ripar CD de música e convertê-las. Ripa as músicas com muita rapidez e qualidade e, já na sequência, converte para um formato que você deseje, geralmente usa-se para MP3, por transformar em arquivos menores (+ou- 10% do original), e com a mesma qualidade.
                                                        


                               


    3- MP3GAIN - Este soft é extremamente necessário para quem, usando o CDEX (anterior) passa várias músicas de muitos CDs para MP3 e, quando vai ouvir, provavelmente de um "pendrive", estão em diferentes níveis de som: algumas com maior volume, outras menor. O MP3Gain equaliza (deixa todas no mesmo nível de volume) de maneira bem fácil e ótima qualidade.


                                           
                                                                  

                        Observação: se for o caso, não se esqueça de observar as leis de direitos autorais ao ripar DVD ou CD (se não forem seus...).