Quem sou eu

Minha foto
Pitanga, Pr, Brazil
Educação Formal Universitária: 2 Cursos (em áreas distintas); 2 Especializações; 1 Mestrado.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasil, um país estranho!

                          Tenho a nítida sensação de que nosso País, o querido Brasil, está começando (novamente!) algum processo de mudança, depuração, renovação, sei lá! É quase impossível algum país chegar ao fundo do   poço de uma maneira tão brutal, como está acontecendo aqui. As chamadas "autoridades da República", dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e das três instâncias de Poder (Federal, Estadual e Municipal), estão contribuindo de todo jeito para a completa desmoralização da "coisa pública"- base e princípio ideológico do que imaginamos ser uma democracia (e é), a República.
                          Esta nunca esteve tão vilipendiada, menosprezada, como nos dias atuais. Creio dever-se muito à postura (ou falta de) de nosso último Presidente, o Lula. Imagino que ele nunca assimilou plenamente o tamanho e a grandeza do cargo que exercera. Exerceu-o, sim, como se fosse a presidência de algum sindicato qualquer. Não teve a grandeza de um verdadeiro "Chefe de Nação", conduzindo-a, de maneira sábia, a um futuro que todos almejamos.
                           Infelizmente, o que se vê é o contrário: novas denúncias envolvendo "figurões" do Governo: o Palocci e também, ainda indiretamente e a ser comprovado, o próprio Lula (novamente), com os casos da
Prefeitura de Campinas, as besteiras acontecidas do Ministério da Educação, com gastos ( também a serem checados) na impressão de quase 500 mil livros didáticos com erros crassos, a serem distribuídos para as escolas públicas de Ensino Médio (coitadas...), as tontices dos vídeos "pró homossexualismo" - é assim que os mesmos devem ser chamados, ainda sob o patrocínio desse mesmo ministério, tudo sob o silêncio cúmplice da Presidente atual, que, afinal, resolveu agir só depois de ameaçada pelas bancadas religiosas da Câmara, e etc... Também, o que era de se esperar com os "condestáveis" desta República sendo os Sarney, Renan Calheiros e outros?
                          A educação péssima, a saúde lastimável, a segurança vivendo dias do novo "óxi"- e o governo ajudando a piorar...
                       É, o Partido que tanto cheguei a admirar, o PT, hoje, com raras exceções, transformou-se em um antro. Quando está essa gente envolvida, pode-se esperar três coisas. É, tem até uma graduação da corrupção: o levar vantagem, que é uma "corrupçãozinha" menor, coisa de amadores, do tipo daquelas do inesquecível Delúbio (acham que fazem "ajuda ao Partido"); o "chuncho"- este é muito conhecido aqui no Sul, e usadíssimo em quase todos os Poderes Municipais- é a corrupção média em qualidade e quantidade, desde o "lava-mão" ao guarda de trânsito, até a propina básica em bens a prefeitos, funcionários, etc... E, por fim, a ladroagem, o roubo, este considerado mais grave, de grande envergadura (em valores, quantidade de envolvidos, etc...).
                      Neste dias atuais, a honestidade é uma virtude, como se não fosse uma obrigação comezinha, principalmente aos que detêm cargos públicos.
                    Em roda de amigos, há muito tempo costumo brincar que reconheço 03 tipos de medo, também em uma graduação ascendente, conforme o grau de periculosidade envolvida: o receio, que é aquele medinho básico, que todos têm, por exemplo, o receio de baratas, de aranha; o pavor, que já é mais forte: o medo de um assalto, de uma doença grave; e, por fim, o cagaço: nem vou explicar melhor este, porque todos entendem.
                          Infelizmente, a classe política brasileira, a grande maioria, principalmente os citados acima, estão causando este último no povo brasileiro, quando imagina-se que possam chegar a administrar alguma coisa no país.