Conta a história (ou lenda??) que Tilopa, apesar de nascido na Índia e ter lá atingido a Iluminação, passou muitos anos à procura de discípulos que pudessem divulgar seus ensinamentos, levando mais pessoas à Perfeição. Contudo, achando que os indianos em geral, já naquele tempo (antes de Cristo) , se achavam muito religiosos e puros, relutando em aceitar novos ensinamentos e doutrinas, acabou indo para o Tibete, à procura de um verdadeiro discípulo.
No Tibete, acabou por encontrar Naropa e só ele foi capaz de receber essa dádiva, a do conhecimento da Canção de Mahamudra. Após isso, conta a história, Tilopa aconselhou-o "agora vai e encontra o seu Naropa", e Naropa encontrou o seu seguidor, Marpa. Este, por sua vez, acabou por encontrar, ainda no Tibete, também o seu Naropa, que tinha o nome de Milarepa. Todos foram grandes Budas e continuaram a doutrina ensinada por Tilopa. O Buda, para o Budismo ( e existem mais de 18 vertentes, divisões do Budismo, na Índia, no Tibete, no Japão, na China) é quem conseguiu a Iluminação, tornando-se um com o universo, rompendo o vínculo da reencarnação, vivendo em espírito, em perfeição para toda a eternidade, considera muitíssimos Budas, tanto no Oriente, como no Ocidente - alguns mais conhecidos, como Jesus, Maomé, Sidarta Gautama (o chamado Buda histórico), Bodidarma (que também saiu da Índia para levar sua doutrina para a China), e milhares ou milhões de outros, atuais e menos conhecidos.
Aos poucos, irei, algumas vezes por semana, atualizando estes posts sobre o Budismo- principalmente sobre o Tântrico.
Seguem agora os primeiros versos da "Canção de Mahamudra" e, no próximo post, tecerei comentário e interpretação sobre os mesmo.
CANÇÃO DE MAHAMUDRA
( Tilopa começa assim a sua canção)
Mahamudra está para além das palavras e símbolos,
mas para ti, Naropa, sério e leal,
isto deve ser dito:
O Vácuo não precisa de confiança,
Mahamudra repousa sobre nada.
Sem fazer esforço,
Mas permanecendo desprendido e natural,
é possível quebrar o jugo,
ganhando, assim, a Libertação.
A título de esclarecimento: o Budismo Tibetano Tântrico, esse de Tilopa, ficou esquecido por séculos, sendo seguido por pequenas comunidades tibetanas apenas e, somente no século XX foi novamente revigorado, expandido, principalmente no mundo ocidental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário